
" Isto não havia , acontecido" - João Guimarães Rosa, Terceira Margem do Rio , Primeiras Estórias.
Bem, se ve uma imagem vale mais do que mil palavras, acima estão apenas quatro. E qual imagem seria capaz de traduzir o universo de significados a que tal frase nos remete? Pois esta é a questão. Uma imagem nao vale mais do que quatro palavras, ou uma, ou mil, ela simplismente é outra natureza de comunicação. O que se pode dizer, isto sim, é que no âmbito de descrição nao qualitativa uma imagem é uma boa ferramenta para transmitir informações.
Cada meio de comunicação é capaz de portar melhor certos conteúdos, e é inadequado para outros conteúdos. Dito pelo Marshal McLuhan. " O Meio é a Mensagem ". Ao dizer isso ele apontava para o fato de cada meio de comunicação ter para o receptor uma ação típica, e segundo esta ação típica os conteúdos da mensagem são conformados. Dizendo melhor, um determinado meio permite certas mensagens e dificulta outras.
A leitura, segundo ele seria um meio quente de comunicação, enquanto a televisão um meio frio.
Esses conceitos de frio e quente eram por ele usados para qualificar a participação do receptor na feitura da mensagem. Meios frios são meios onde a mensagem forma-se quase sem participação do receptor, isto é, sem participação de sua subjetividade especial, sendo a significação da mensagem uma decorrência da aplicação a ela dos signos socialmente impartidos e predominantes na comunicação grupal. Já os meios quentes exigem do receptor uma construção ativa do significado, exigem ele participar e apor ao recebido certa carga de experiências pessoais. Os meios frios são portadores de mensagens de rápida interpretação, de interpretação imediata, os meios quentes portadores de mensagens de interpretação demora e quase, por assim dizer, sopesadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário